Porque Nós Batizamos Em Nome de Jesus

O batismo com água sempre foi considerado pela maioria das autoridades eclesiásticas como uma das mais importantes instituições da igreja cristã. Em nossas considerações sobre o batismo vamos apontar primeiro a sua importância, ou seja, a necessidade de sermos batizados.

A Importância do Batismo Nas Águas
O batismo com água é uma cerimônia instituída por Jesus Cristo. Se não fosse importante no plano de Deus, porque então Jesus o ordenou? Veja Mateus 28:19. E porque Pedro insistiu quando disse, “...Lada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo...” Atos 2:38, e ordenando a eles a se submeterem ao batismo ,.. Atos 10:48. Há duas coisas que deveríamos nos lembrar. PRIMEIRA—Qualquer coisa que Cristo ordenou definitivamente não pode deixar de ser importante, não obstante entendamos ou não a sua importância. SEGUNDA — Cristo e os apóstolos mostraram-nos a importância desta cerimônia praticando-a. Jesus caminhou setenta milhas a fim de ser batizado não obstante fosse sem pecado algum; dizendo-nos: .. assim nos convém cumprir toda a justiça. Mateus 3:13-16.

Poder-se-ia achar que a água não contém virtude qualquer lembremos porém que ela está incluída rio plano de Deus. Pedro o explica, dizendo: “Que também agora, por uma verdadeira figura o batismo, vos salva, o qual não é o despojamento da imundície da carne, mas a indagação de uma boa consciência para com Deus, pela ressurreição de Jesus Cristo”, 1 Pedro 3:21. Em Lucas 7:30 vemos os fariseus e os advogados “. ..Rejeitarem o conselho de Deus quanto a si mesmos, não sendo batizados por ele...”

O Modo do Batismo
Somos batizados por imersão de acordo com as escrituras. ‘Batizado que foi Jesus, saiu logo da água.” (Mateus 3:16). ‘...e desceram ambos à água, tanto Filipe como o eunuco, e Filipe o batizou.” (Atos 8:38). "Fomos, pois, sepultados com ele pelo batismo na morte...” , (Romans 6:4). “Tendo sido sepultados com ele no batismo...” Colossenses 2:12. Um sepultamento não é deixar o cadáver em cima e jogado um pouco de terra sobre o mesmo, mas colocando-o dentro da terra.

Do World Book Enciclopédia, Volume Primeiro, Página 657, nós citamos: “Primeiramente todo o batismo era por completa imersão”. E na Enciclopédia Católica, Volume Segundo, Página 263, nós achamos: “Nos primeiros séculos todos foram batizados por imersão nos riachos, lagos e batistérios”. Imersão não era conveniente depois a Igreja Católica Romana instituiu o batismo das crianças; o modo foi mudado para aspergimento. Veja Enciclopédia Britânica, décima primeira edição, volume três, páginas 265-266.

O arrependimento nos identifica com a morte de Cristo, o batismo nos identifica com o seu enterro. A saída da sepultura aquosa do batismo recebendo vida nova no Espírito Santo nos identificam com à sua ressurreição.

A Fórmula para o Batismo
Jesus ordenou para os seus discípulos que "ensinassem todas as nações, batizando-os no nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo." (Mateus 28:19).

Ele não os recomendou usar estas palavras como uma fórmula, mas Ele lhes ordenou que batizassem em " nome". A palavra nome é usada aqui no singular, e é o foco da ordem batismal. Os títulos de pai, Filho, e Espírito Santo descrevem as relações de Deus à humanidade e não é o nome supremo, o nome de salvação descrito é Jesus.

“E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos”.(Atos 4:12).

Jesus é o nome no qual são revelados os papéis de Pai, Filho, e Espírito Santo. O anjo do Senhor instruiu a José, "Ela dará à luz um filho e lhe porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos pecados deles (Mateus 1:21). o Jesus disse, "eu vim em "nome de meu Pai, e, "O Consolador que é o Espírito Santo. . . o Pai enviará em meu nome" (João 5:43; 14:26). Portanto batizando no nome de Jesus, nós honramos a Divindade. "Porquanto, nele, habita, corporalmente, toda a plenitude da Divindade " (Colossenses 2:9).

Porque ordenou Jesus o batismo “em nome”? Porque creram e guardaram a sua palavra. Mateus certamente se manifestaria, caso Pedro tivesse desobedecido ao Senhor!

“E descendo Filipe à cidade de Samaria, pregava-lhes a Cristo (este povo não era Judeu mas Samaritano).” “Mas, quando creram em Filipe, que lhes pregava acerca do reino de Deus e do nome de Jesus, batizavam-se homens e mulheres” Como? “Em nome do Senhor Jesus.” Veja Atos 8:5-16.

Alguém possa indagar o que foi errado com o batismo de João. O batismo de João foi certo para a época a qual pertenceu, porém a época havia mudado e a era da Igreja havia começado.

Não cremos que Paulo alterou a fórmula ou modo do batismo quando batizou Lídia e sua gente de casa. Atos 16:14, 15. Temos a narração sobre o carcereiro de Filipos (Atos 16:30) quando caiu trêmulo aos pés de Paulo e de Silas dizendo: “Senhores, que me é necessário fazer para me salvar? Responderam eles: Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e a tua casa. Então lhe pregaram a palavra de Deus, e a todos os que estavam em sua casa. Tomando-os ele consigo naquela mesma hora da noite, lavou-lhes as feridas; e logo foi batizado, ele e todos os seus”. Como poderemos duvidar de que Paulo batizou estes usando o mesmo processo e modo que tinha sido usado antes, isto é, por imersão em nome do Senhor Jesus Cristo. Veja Gálatas 1:8, 9.

Lucas 24:45-47 registra que antes da sua ascensão Jesus abriu o entendimento dos discípulos. Era necessário que o entendimento deles fosse aberto, e muitos hoje precisam desta mesma operação para entender as escrituras. Então Jesus lhes disse : " Assim está escrito que o Cristo havia de padecer e ressuscitar dentre os mortos no terceiro dia e que em seu nome se pregasse arrependimento para remissão de pecados a todas as nações, começando de Jerusalém ."

Pedro era um daquele número a quem Jesus tinha falado e de quem o entendimento tinham sido aberto. Depois de ter escutado estas instruções, alguns dias depois ele estava inspirado pelo Espírito Santo a pregar no Dia de Pentecostes. Foram abertos os corações dos ouvintes e sentindo condenado, eles clamaram para Pedro e os outros apóstolos, "O que faremos varões irmãos? " (Atos 2:37). Pedro não hesitou mas corajosamente respondeu. "Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo " (Atos 2:38). "Então, os que lhe aceitaram a palavra foram batizados, havendo um acréscimo naquele dia de quase três mil almas " (Atos 2:41).

Há quem disse que a razão pela qual Pedro lhes ordenou a serem batizados foi de que eram Judeus e o batismo serviria para que se confessasse a Jesus Cristo. Vamos, porém, a casa de Cornélio e os membros de sua família que eram gentios, e aqui novamente encontramos Pedro ordenando-lhes a serem batizados em nome do Senhor, Atos 10:47, 48. Se Pedro estivesse errado no dia de Pentecoste, ele certamente teve bastante tempo para ter sido corrigido antes que fosse à casa de Cornélio.

Estava Pedro errado no dia de Pentecoste? Lembremo-nos daquela ocasião quando eles ficaram comovidos de coração “E perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos Atos 2:37. Isto inclui a Mateus que escreveu o livro de Mateus (Mateus 28:19). Também em Atos 2:14 vemos Pedro levantando-se com os onze. Mateus esteve lá, porém não encontramos palavras de correção de parte dele. Por que? Jesus disse em João 17:6: “Manifestei o teu nome aos homens que do mundo me deste.Eram teus, e tu mos deste.”

“Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, sendo o próprio Cristo Jesus a principal pedra da esquina” Efésios 2:20. Não pregavam apenas. Em lugar nenhum podemos achar que eles batizavam usando as palavras, “Em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo.” pelo contrário, eles apenas batizaram EM NOME DO SENHOR JESUS CRISTO. Batizando em nome de Jesus Cristo eles cumpriram a ordem do Senhor em Mateus 28:19.

Também foram batizados os Samaritanos que não eram judeus no nome de Jesus. "Então Filipe descendo para a cidade de Samaria, e pregando-lhes a Cristo ... Quando, porém, deram crédito a Filipe, que os evangelizava a respeito do reino de Deus e do nome de Jesus Cristo, iam sendo batizados, assim homens como mulheres ;porquanto não havia ainda descido sobre nenhum deles, mas somente haviam sido batizados em o nome do Senhor Jesus" (Atos 8:5,12,16).

Vemos o que acontecera a Paulo, o apóstolo dos gentios quando foi a Éfeso vinte e um anos depois do Pentecostes. Ali ele encontrou alguns dos discípulos de João Batista e disse-lhes:

“Recebestes vós o Espírito Santo quando crestes? Responderam-lhe eles”:

Não, nem sequer ouvimos que haja Espírito Santo. Tornou-lhes ele:

Em que fostes batizados então? E eles disseram. No batismo de João”. Mas Paulo respondeu: João administrou o batismo do arrependimento, dizendo ao povo que cresse naquele que após ele havia de vir, isto é, em Jesus. Quando ouviram isso, foram batizados em nome do Senhor Jesus.” Atos 19:1-5.

Paulo não estava junto com os apóstolos quando Jesus deu suas instruções finais a eles em Mateus 28:19 e Laicas 24:47 todavia encontramos Paulo batizando em nome do Senhor Jesus. De quem recebera esta revelação? Cumpre mencionar que o evangelho de Paulo não é uma cópia ou imitação dos outros apóstolos, mas é uma revelação. “Mas faço-vos saber, irmãos, que o evangelho que por mim foi anunciado não é segundo os homens; porque não o recebi de homem algum, nem me foi ensinado; mas o recebi por revelação de Jesus Cristo.” Gálatas 1:11, 12. Paulo foi escolhido para levar o nome de Jesus Cristo aos gentios e ele escreveu catorze (14) epístolas às igrejas. A este apóstolo Deus revelou o mistério da igreja, "O qual outras gerações não foi manifestado aos filhos dos homens, como se revelou agora no Espírito aos seus santos apóstolos e profetas.” Efésios 3:5. Paulo reclamou ter autoridade divina. “Se alguém se considera profeta, ou espiritual, reconheça que as coisas que vos escrevo são mandamentos do Senhor.” 1 Coríntios 14:37. Porque Paulo escreveu, “E tudo quanto fizerdes por palavra ou por obras, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai.” Colossenses 3:17. O batismo com água é executado tanto por palavras como por~obras. Não podemos deixar de comunicar esta ordem à igreja. “Por esta razão dobro os meus joelhos perante o Pai, do qual toda a família nos céus e na terra toma o nome. Efésios 3:14, 15. Devemos ler os Atos dos Apóstolos e as epístolas de Paulo para saber o que os apóstolos ensinaram e praticaram após à vinda do Espírito Santo.

A igreja é construída no fundamento dos apóstolos e profetas, o próprio Jesus Cristo que é a" pedra principal". (Efesios 2:20). Os apóstolos não só pregaram o batismo no nome de Jesus, mas eles praticaram. Em nenhuma parte nós encontramos que eles batizaram usando as palavras "no nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo." Ao contrário, nós os encontamos batizando no nome do Senhor Jesus Cristo. Batizando no nome de Jesus, eles cumpriram a ordem do Senhor em Mateus 28:19.

Paulo disse, "Mas, ainda que nós ou mesmo um anjo vindo do céu vos pregue evangelho que vá além do que vos temos pregado, seja anátema. " (Galatas 1:8). Deixe isto ser uma advertência solene para nós...

Alguns dizem que eles aceitarão as palavras de Jesus em Mateus 28:19 mas não essas de Pedro em Atos 2:38. Mas Pedro falou no Dia de Pentecostes debaixo da unção do Espírito Santo. Pedro era um dos apóstolos, e para ele tinha sido dadas as chaves do reino, assim nós não temos o direito de desacreditar nas suas palavras.

Jesus, disse em Marcos 7:8 "Negligenciando o mandamento de Deus, guardais a tradição dos homens. " A História nos fala que não foi muito tempo após os apóstolos para que fosse mudadas o modo e fórmula do batismo no nome de Jesus Criso. (Veja o Dicionário Bíblico de Hastings, vol. 1, pág. 241.) O qual significa mais para você, a órdem do Senhor ou a tradição de homens?

“Para que vos lembreis das palavras que dantes foram ditas pelos santos profetas, e do mandamento do Senhor e Salvador, dado mandamento de Deus, e vos apegais á tradição dos homens.” A história nos revela que não houve mudança no método e fórmula de batismo até o quarto século. E que a fórmula e método de batismo em nome de Jesus Cristo foi substituído no Conselho de Nicéia (da Igreja Católica Romana no ano 325 AD.), para “do Pai, do Filho, e do Espírito Santo”.
New Internacional Enciclopédia. Volume 22, Página 476 - A Doutrina da Trindade “... no tempo da reformação, a Igreja Protestante aceitou a doutrina da trindade sem examinação séria”.
O que significa mais para vocês, a ordem do Senhor ou a tradição dos homens?
“Simão relatou como primeiramente Deus visitou os gentios para tomar dentre eles um povo para o seu Nome. E com isto concordam as palavras dos profetas; como está escrito”. Atos 15:14, 15.
“Ele é a cabeça do corpo, da igreja”. Colossenses 1:18. Então por que não batizar em seu nome’? “E verão a sua face; e nas suas frontes estará O SEU NOME”. Apocalipse 22:4.
Vamos, portanto, consultar as escrituras com o coração aberto relembrando que Jesus disse: “...Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus. ”Mateus 4:4.
“Ora, estes eram mais nobres do que os de Tessalônica, porque receberam a palavra com toda a avidez, examinando diariamente as escrituras paro ver se estas coisas eram assim". Atos 17:11.
Se desejar maiores informações acerca deste ensinamento Bíblico, faça contato no endereço abaixo:

Por T. M. Bowen

http://www.sayadi-al-nas.com