Graca + 0 = Salvação?

Em editorial certo ministro declarou, " Nada pode ser adicionado ao plano de salvação para uma alma. "Graça," ele escreveu, "trouxe salvação sem nenhum complemento." Outro ministro disse. "Graça mais nada igual salvação."

Isto é bíblico? Esses ministros acompanham as escrituras? Não deveria o plano de salvação ter alguma ação correspondente a graça? Se não há nada que possamos fazer e se nenhuma resposta é necessária, o que dizer a respeito das passagens que exigiram uma ação?

Quando os pecadores perguntaram? O que faremos varões irmãos?" O Apóstolo Pedro respondeu, "Arrependa-se . . ." (Atos 2:37-38). Quando Saulo de Tarso perguntou, "Senhor, o que eu tenho que fazer?" o Senhor respondeu, "Vá até a cidade e te será dito o que deves fazer" (Atos 9:6). Após um terremoto devastador, enquanto tentava se jogar sobre as ruinas da prisão numa tentativa de tirar sua própria vida, o carcereiro de Filipos ouve a voz de Paulo chamá-lo, Não te faças nenhum mal que todos estamos aqui." Ele tinha certeza de que seus prisioneiros todos fugiriam. Quando ele descobriu que todos ainda estavam lá, ele virou-se para Paulo e Silas e gritou, "Senhores, que devo fazer para ser salvo?" Suas respostas foi, Crê no Senhor e será salvo tu e a tua casa" (Atos 16:25-31).

Em cada um desses acontecimentos bíblicos, foi exigida uma atitude por parte do pecador. A primeira delas, "Arrependimento"; segunda, "Venha, e a terceira, "Creia." Todas as três pediam uma ação da vontade. Uma ordem era dada a cada passo. Não era Graça mais nada igual a salvação, mas graça acrescida de fé e obediência igual a salvação. Ou "Graça mais fé obediente igual a salvação"

A Graça é um Ato de Deus
A Graça é um Ato de Deus. A Graça é o favor imerecido de Deus para conosco através do sacrifício de nosso Senhor Jesus Cristo. A Graça é a fonte da salvação. Isso significa que Deus é quem inicia a obra de salvação incluindo todos os outros atos que envolve essa obra as nossas vidas. A Graça de Deus fez com que Ele se manifestasse em carne como Jesus Cristo assumindo limitações e livremente dando se a si mesmo no calvário e ressussitando no terceiro dia para nossa justificação.

Só Deus é a Fonte da Salvação
A Salvação foi iniciada nos ceus como um plano de Deus. O homem não foi instruido com relação a isso. De fato o homem nada teve a ver com esse processo além de ser objeto dele!

" Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna" (João 3:16).
" Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, (Ef. 2:4). Porque já sabeis a graça de nosso Senhor Jesus Cristo que, sendo rico, por amor de vós se fez pobre; para que pela sua pobreza enriquecêsseis. (2Co 8:9). Os versículos procedentes demonstram que o papel da graça na salvação é evidente, pois é através dela que o plano de salvação se inicia.

A Fé e a Obediência são Respostas do Homem
A fé inclui Graça, misericórdia e bondade de Deus aplicada a vida do indivíduo. " Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus" ( Ef 2:8 2:8).

Fé é o agente no coração do homem que recebe a mensagem Infinita Graça de Deus aplicando-a a sua própria condição enxergando assim um novo caminho para o seu estado de perdição. Em outras palavras, a fé nos habilita à salvação.

Finalmente, a obediência entra em ação tornando-se o agente ativo motivando o indivíduo a agir de acordo com a graça recebida apropriando-se da fé. Na verdade, podemos ver a obediência como algo que faz parte da fé bíblica e não como um complemento separado. Já que muitas pessoas vem a fé como mero consentimento mental, devemos enfatizar que a fé salvadora envolve a obediência. Pelo menos dezenove passagens do novo testamento relaciona obediência à salvação.

" De fato, a obediência abre caminho para a salvação. E nós somos testemunhas acerca destas palavras, nós e também o Espírito Santo, que Deus deu àqueles que lhe obedecem." (Atos 5:32).

" Mas graças a Deus que, tendo sido servos do pecado, obedecestes de coração à forma de doutrina a que fostes entregues." (Romanos 6:17).

" E, sendo ele consumado, veio a ser a causa da eterna salvação para todos os que lhe obedecem" (Hebrews 5:9).

A verdade sobre a salvação pode ser ilustrada através do exemplo de uma conta bancária. A conta representa a fonte do dinheiro que corresponde à Graça. O ato de retirar o dinheiro representa a obediência.

Suponhamos que alguém quêira te dar um presente de $ 1,000. Ele faz um cheque nesse valor e te instrui a fazer a retirada. O dinheiro é seu; e está nas suas mãos em forma de cheque. Porém o dinheiro ainda se encontra no banco e não estará em suas mãos até que você vá retirá-lo.

A sua atitude de descontar o cheque é equivalente a obediência necessária para que você se beneficie dos benefícios desse cheque e dessa conta. Se você não fizer isso, o banco ficará com o dinheiro na conta do doador e você não obterá o benefício. É dessa mesma forma com Deus. O doador é Deus, o cheque é a fé e a obediência o ato de descontar o cheque.

A doutrina referida em Romanos 6:17 é experimentada logo no início desse capítulo. Romanos 5:20-21 mostra que a graça maravilhosa de Deus faz mais do que perdoar pecados e levá-lo para a vida eterna. Então Romanos 6:1 a 7 descreve os meios pela qual a graça é aplicada. Especificadamente, os cristãos romanos morreram para o pecado, foram batizados em Jesus Cristo, sendo desta forma batizados em sua morte e sendo sepultados com ele no batismo e ressuscitaram para andar em novidade de vida.

Em outras palavras eles obedeceram a ordem de arrependimento de ser batizado no nome de Jesus Cristo e receber o Espírito Santo. Essa experiência os identificou com Jesus Cristo em sua morte, sepultamento e ressurreição trazendo-os a abundante provisão da graça de Deus.

A Obediência deles, a qual foi a fé em ação foi o canal pelo qual eles receberam a graça de Deus. Não, não é "Graça + 0 = Salvação." E sim, "Graça + Fé + Obediência = Salvação." E se a pessoa não obedecer, então ela não crê verdadeiramente e se não houver atitude de crêr, então a graça de Deus não é recebida. Em Atos 2:41 podemos observar a atitude correta que devemos ter para com a revelação da graça de Deus: " De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas."

Após ouvirem a respeito da Graça de Deus, a multidão acreditou, recebendo a palavra de Paulo obedecendo imediatamente batizando em nome Jesus Cristo e da mesma forma Saulo obedeceu imediatamente quando Ananias disse a ele o que fazer (Atos 9:17-18; 22:16), e o carcereiro de Filipos também obedeceu após Paulo e Silas explicarem o caminho da salvação para ele. (Atos 16:31-34).

Obediência é um critério da fé. Devemos obedecer através da fé obediente a fim de recebermos a graça de Deus em nossas vidas. Não devemos sermos enganados achando que não é necessário nenhuma resposta ou atitude da nossa parte para que sejamos salvos. Devemos obedecer a palavra de Deus. Devemos acreditar e obedecer a mensagem pregada pelos apóstolos recebida no dia de Pentecostes por aquela multidão: " E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo" (Atos 2:38).

http://www.sayadi-al-nas.com